segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Cozinha

A primeira divisão que pensei decorar foi a cozinha, por se tratar do coração de uma casa.
São muitas as opções e os estilos que se podem usar e conjugar mas, numa casa vitoriana o ideal seria que fosse uma mistura entre o clássico e o rústico. Claro que são estilos muito diferentes mas que convivem bem entre si, nomeadamente através dos materiais usados.
Como não tenho bem definido o que fazer na minha cozinha decidi pesquisar o que já foi feito. Encontrei algumas bastante interessantes e decidi partilhar hoje a que mais me cativou.

(imagem da colecção "Crie e Decore a sua Casa de Fazenda" lançada pelo Planeta DeAgostini no Brasil)

Não sei se foram os tons e a claridade das cores ou se foram os acabamentos, mas esta cozinha corresponde ao que idealizei para a minha casa de bonecas.
A primeira coisa que chama a atenção é o fogão de estilo industrial com a chaminé simples. O negro misturado com o tom cobre confere-lhe o carácter rústico e o remate da chaminé em madeira é simplesmente fenomenal.
Outro aspecto de ressalva nesta cozinha é o mobiliário em madeira. O louçeiro, a mesa e os bancos transportam-nos para as cozinhas dos nossos avós onde tudo parece ter sido feito propositadamente para aquele espaço. Curiosamente o armário lava-louça é semelhante ao que eu adquiri e que partilhei no último post, o que me leva a pensar que estarei no caminho certo.
Mas há uma coisa que gosto nesta cozinha e que não é muito habitual em casas em miniatura - a simplicidade da decoração. Os azulejos não são demasiado chamativos, o pavimento ajuda a ampliar o espaço e não existem muitos objectos espalhados. Bem sei que gostos não se discutem mas, pessoalmente, não me atraem aquelas cozinhas em que quase não se vê o mobiliário tal a quantidade de louças, utensílios e objectos.
Agora que apresentei a minha inspiração resta-me absorver o que de bom ela tem e trabalhar na minha própria cozinha.



2 comentários:

  1. Alô João Pina Como vai a tua casa miniatura? alguma novidade? Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo.
      A casa está em suspenso. Infelizmente não tenho tido tempo para me dedicar a sério a ela. Mas vou tentar nos próximos tempos arranjar um tempinho para a continuar.
      Assim que for tendo novidades vou colocando-as aqui.

      Abraço

      Eliminar